12 Dicas explicadas sobre Como Reduzir ou Eliminar o Estresse no Trabalho!

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12 Dicas explicadas sobre Como Reduzir ou Eliminar o Estresse no Trabalho!

É quase que inevitável, todo mundo acaba passando por situações estressantes no trabalho. E os prejuízos são diversos, e vão desde sintomas físicos, como palpitação, esfriamento das mãos, vômito e sudorese, a alterações psicológicas, como ansiedade, tristeza, lapsos de memória, aflição, opressão e até transtorno de pânico.

E o que causa o estresse? Mais de 80% dos entrevistados afirmaram que ficam estressados no trabalho porque estão gastando no escritório o tempo que deveriam ficar em casa, segundo o levantamento. Ainda, 52% disseram que fazem hora extra, e 47% afirmaram ter que trabalhar nos finais de semana, mesmo quando não estão de plantão.

De acordo com a Previdência Social, atualmente, o estresse no ambiente de trabalho é considerado o terceiro motivo que mais provoca afastamento por mais de 15 dias e a estimativa é que até 2020 o estresse passe a ser o primeiro motivo para faltas e afastamentos.

A boa notícia é que existem táticas simples que ajudam você a lidar com o estresse do dia a dia no ambiente de trabalho.

1. Pausa para música

Quando os projetos começam a se acumular, você sente que tudo está indo de mal a pior, ou está sem controle da situação, essa é a hora perfeita para uma pausa. Então você pode ir até uma área onde tenha ar puro, colocar os fones de ouvido e ouvir uma música que te faça bem! Isso ajuda a eliminar o estresse e também a manter a saúde mental no trabalho.

2. Meditar ou praticar Mindfulness

Praticar o mindfulness é uma ótima forma de aliviar o estresse. Os benefícios das práticas de meditação do mindfulness incluem melhorar a tomada de decisões, as relações e aumentar a criatividade. Adicionar mais tempos de pausa ao longo do dia pode te ajudar a se sentir mais calmo, mais energizado e menos distraído.

A técnica, também conhecida por atenção plena e que consiste em um estado mental no qual se está presente no momento, consciente do que se passa à nossa volta, ganha cada vez mais relevância no combate ao estresse. Um estudo da UBC Sauder School of Business, realizado no Canadá e na China –dois países com culturas laborais diferentes — mostrou que, em ambos lugares, os conflitos interpessoais entre funcionários reduziram após eles praticarem mindfulness em grupo. Os participantes também demonstraram uma propensão menor em “descontar” nos colegas suas frustrações com tarefas específicas.

3. Reforçar os limites

É fácil deixar o trabalho se infiltrar na sua vida pessoal com emails, mensagens e verificações constantes. Se possível, estipule a regra de não checar o e-mail profissional desde a hora em que você chegar em casa até as 8 da manhã do dia seguinte, ou não atender telefonemas de trabalho durante o jantar com a sua família. Tenha um horário e saiba que após aquele horário o seu “eu profissional” vai ficar totalmente desligado, ou pelo menos em momentos mais familiares.

4. Descobrir um hobby

Quando eu fico estressado durante o dia, toco piano, tocar qualquer instrumento faz todas as áreas do cérebro trabalharem simultaneamente, então isso reinicia minha capacidade mental e me ajuda a enfrentar o dia. É como um exercício mental. diz Gene Caballero, cofundador do site GreenPal.
É observado em diversos casos, que pacientes com algum tipo de hobby ou atividade fora do trabalho tem melhor saúde mental e consegue suportar maiores cargas de responsabilidade ou de pressão no trabalho.

5. Movimento é essencial

Ao mexer o corpo, seja na academia, em uma caminhada vigorosa na hora do almoço, ou até mesmo sair da sua mesa e ir subir as escadas até um andar acima do seu, fazendo isso seu corpo produz endorfina. Essa substância reduz a tensão e ajuda a melhorar o humor. E tem mais: um estudo feito na Universidade Basel (Suíça) mostrou que um corpo em forma reage de maneira mais adequada a situações estressantes e é menos suscetível a problemas de saúde decorrentes do nervosismo excessivo.

6. Pensar em coisas boas

Faça uma lista diária de gratidão escrevendo dez coisas pelas quais você é grato. Foque naquilo que é bom em sua vida, em vez de pensar no que está errado no trabalho, ajuda a aliviar a ansiedade no ambiente profissional.

Já viu aquelas pessoas que colocam fotos de seus parentes ou filhos na mesa de trabalho? Pois é! Essa também pode ser uma forma de pensar em coisas boas, e às vezes você pode inclusive lembrar o motivo do seu trabalho. Se você estiver buscando uma meta como, comprar um carro novo, uma casa ou um apartamento, também é muito interessante colocar algo que te faça lembrar desse objetivo próximo da sua mesa de trabalho, isso vai reforçar sua mente a continuar trabalhando e entregando bons resultados.

7. Respirar fundo

Respirar fundo é o método mais poderoso que você pode integrar à sua rotina de trabalho. Ao respirar fundo, você inspira paz e tranquilidade e expira estresse e ansiedade.

Parece óbvio, não? Mas, acredite, muitos de nós não respiramos direito em momentos de estresse. Quando nos sentimos acuados, a respiração torna-se ofegante, mais “curta”. Para relaxar, uma das técnicas indicadas é praticar alguns minutos de respiração profunda, inalando e exalando o ar pelo nariz e expandindo o abdômen. Isso aumenta a oxigenação do cérebro e ajuda a tirar o foco do problema, trazendo você para o momento presente.

8. Dormir bem

O excesso de estresse pode causar distúrbios do sono e aumentar o cansaço, a fadiga mental e a perda de produtividade. Durante o sono, o organismo realiza diversas funções que auxiliam na manutenção e na melhoria da saúde. A qualidade do sono é fundamental para garantir um corpo e uma mente saudáveis, ajudando também na redução do estresse.

Diversos estudos mostraram que as pessoas com problemas para dormir ou que dormem poucas horas por dia têm maior incidência de doenças e também têm maiores taxas de estresse.

Crie um ambiente saudável para dormir que seja mais silencioso e que tenha menos claridade. Também procure evitar atividades muito estressantes no período da noite, garantindo que você esteja mais relaxado ao se deitar. O ideal é manter uma rotina de pelo menos 8 horas de sono por noite. Mesmo assim, lembre que a qualidade de sono é tão importante quanto a quantidade de horas.

9. Repensar os elementos que geram estresse

Às vezes, tudo depende de como você pensa. Em vez de focar sua atenção nos aspectos negativos do trabalho, pense: “O que eu posso fazer hoje? ou Quem eu vou ajudar hoje?”
Assim, você diminui a ativação do centro de ansiedade do cérebro e aumenta a atividade na área que concentra os pensamentos.
E isso também te ajuda a ver tudo por uma nova perspectiva, e isso vai te manter motivado para trabalhar todos os dias com alta produtividade.

10. Planeje sempre o seu dia seguinte

Uma das situações que mais causam estresse no ambiente de trabalho é a falta de organização e de planejamento. Fazer as atividades de forma aleatória e sem controle pode gerar muito estresse, além de causar problemas relacionados ao cumprimento de metas e à busca de resultados e gerar transtornos nos relacionamentos com outros profissionais que trabalhem no mesmo ambiente.

Uma dica muito simples é conseguir organizar uma lista de tarefas para o dia seguinte. Desta forma, você poderá aliviar sua mente, que ficará menos sobrecarregada com tantas informações, além de ajudar no planejamento de horários e dos recursos necessários para cada atividade.

11. Aprenda a dizer não

Entre as muitas questões que podem causar estresse no trabalho, está o excesso de situações de urgência a serem resolvidas e o excesso de interrupções. Aprenda a gerenciar as situações do dia a dia, deixando claro para as pessoas que você está ocupado e que poderá atender às solicitações em momento mais adequado.

Além disso, aprender a falar não ajuda muito a reduzir o estresse. Saiba avaliar se as exigências e as tarefas estão de acordo com suas prioridades. Diga que não poderá assumir um determinado compromisso se de fato isso irá lhe atrapalhar e, caso seja necessário cumprir o que foi passado, avalie a possibilidade de delegar algumas atividades.

Isso parece bobo, mas por mais incrível que pareça este é um dos maiores motivos pelos quais nos estressamos no trabalho, se você já tem suas tarefas e começa a dizer sim para todas as outras que não são da sua alçada, sua mente não consegue processar tudo isso e você acaba se sentindo sobrecarregado. E por isso, fica estressado e se sente impotente. Então, aprenda a dizer não, ou aprenda a delegar tarefas às pessoas certas.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe com seus amigos que também precisam delas para ficar menos estressados no trabalho!